Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o Brasil é o maior receptor do mundo de descargas elétricas, em média, 77,8 milhões atingem o país todos os anos. O INPE monitora e mede a quantidade de descargas elétricas no Brasil desde de 2016, o Instituto registrou um aumento de 29% em relação ao mesmo período do 2021. Isto significa que há a necessidade de investimentos em Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA.
Os SPDAs têm a função de direcionar e dissipar as descargas elétricas atmosféricas (Raios) para um caminho seguro até a terra, protegendo pessoas, edifícios, prédios etc. Por isso são necessárias inspeções regulares para determinar as manutenções necessárias e garantir a confiabilidade de toda a instalação e deve ser regulamentado de acordo com a norma NBR 5419.
A Nobre Perícias dispõe de especialistas na avaliação de Sistemas Preventivos de Descargas Atmosféricas (SPDA). Contacte o Perito.
Por Calos Alberto – perito judicial
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 5419: Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. Rio de Janeiro, 2001.
INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, https://www.gov.br/inpe/pt-br acessado em 30-07-2022